sábado, 3 de abril de 2010

DISTÚRBIOS DO COMPORTAMENTO

Podemos dizer que entramos em contato com o mundo através de nossos órgãos dos sentidos. A visão, a audição, o olfato, o paladar e o tato são a grosso modo falando, como se fossem os olhos da nossa alma, eles estão a serviço do nosso psiquismo.

Para percebermos o mundo ao nosso redor, temos que nos valer dos sistemas sensoriais, ou seja, após uma série de processamentos no cérebro, finalmente a informação é enviada ao seu centro específico, visão, audição, olfato, paladar e tato. Mas nem sempre o que percebemos é de fato o mesmo que sentimos, por exemplo: a fadiga, ansiedade ou afeto. O uso de drogas, álcool, etc., podem modificar a percepção e o sentimento, além disso, as influências culturais e pessoais, também interagem neste sentido. Assim, a percepção revela à nós que existe algo e a sensação diz que algo é esse. Por isso, deve sempre haver perfeita integração entre os estímulos e as sensações.

A integração dos órgãos dos sentidos é muito importante. Por exemplo, o gosto de uma comida depende muito do funcionamento conjunto dos receptores do sabor e do aroma, porisso a comida pode parecer sem gosto quando estamos com o nariz entupido. Isso ocorre freqüentemente na mulher grávida, pois sua capacidade de perceber o aroma é diferente. Aliás, muita coisa nesta fase da vida fica alterada.

Um outro exemplo pode ser o das cores. Não dá para ter certeza que alguém veja a cor vermelha ou qualquer outra, na mesma intensidade que eu vejo. Por exemplo, se o indivíduo estiver sob efeito de cocaína, pode fazer com que este veja as cores com um brilho diferente. Podemos dizer que há influência marcante na percepção mediante o uso de álcool também. Além disso, o estado emocional da pessoa poderá influenciar nos processos de percepção e do pensamento, por exemplo, a pessoa amedrontada, percebe mais intensamente um pequeno ruído em seu quarto à noite com a luz apagada antes de dormir. Porisso, é conveniente que não assistamos a determinados filmes, muito especialmente as crianças, isso estende-se a outros programas de TV também, portanto, é adequado selecionarmos melhor aquilo que é bom para nós.

Para saber mais sobre o assunto, visite nosso shopping virtual e adquira a apostila: DISTÚRBIOS DO COMPORTAMENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário