quinta-feira, 8 de julho de 2010

Rute: Mulher de Deus

Rute: Mulher de Deus

Noêmi viu-se viúva com suas duas noras também viúvas, uma vez que havia falecido seu marido e seus dois filhos, numa época em que a condição da mulher era de total dependência, tanto financeira, como humana, no sentido afetivo, psicológico e emocional, até por conta da cultura, educação e os valores. A própria Noêmi demonstra que embora numa atitude nobre de dar liberdade às suas noras, escondia dentro de si, uma desilusão com a vida, um sentimento de culpa pois declarava que a “mão do Senhor pesou sobre ela” . Estaria então fadada a tal situação, não via saída, sua idade avançada não lhe permitia ter esperança nem expectativa de uma vida diferente, restava-lhe então voltar a sua terra natal, numa conotação que percebe-se por suas declarações, de derrota, humilhação e muita dor. Ela mesma muda seu nome, optando por Mara, que significa amargura, no lugar de seu nome original, Noêmi, que significa doçura. Aí vemos claramente a expressão de uma mulher que sente-se abandonada e rejeitada, até pelo próprio Deus. Fadada a esperar a morte, já que a vida não lhe prometia mais nada, um coração na condição de Noêmi, é um campo para depressão e angústia. Além da dor, do luto pela viuvez, essa condição vai além disso e alcança a dimensão do sentimento pois ela experimentava o luto numa condição dolorosa de perda, isto é, perda de esperança, perda de possibilidade de mudança, perda da dignidade pela sua condição de mulher, numa terra que não lhe proporcionava condições nem mesmo de manter sua sobrevivência e perda do valor como pessoa, uma vez que sua condição era de total dependência.

No entanto, vemos em Rute, também viúva e jovem, a determinação e a coragem de quem não volta atrás, mas assume a condição que a vida lhe proporciona sem perder as oportunidades, não importando as circunstâncias em que se encontra. Uma vez que havia entrado para aquela família, não desistiria facilmente, ao contrário, mesmo numa condição socialmente inferior, não sente-se humilhada por trabalhar para garantir seu sustento e o de sua sogra, mas parte para a luta. Vemos na observação do servo que a identifica para seu patrão: “Está, aí, sempre de pé, desde a manhã até agora” a postura de quem não se deixa abater, a determinação de quem é forte, corajosa e objetiva. Não usou de sua condição para manipular ou seduzir o mundo, não tirou proveito ou fez disso um meio menos digno de garantir suas vidas, a dela própria e de sua sogra. Mesmo que de imediato o mundo não nos valorize, Deus jamais deixa passar despercebidas nossas atitudes de coragem, quando nossos objetivos são justos e sinceros por isso jamais nos abandona, ao contrário, faz de cada situação, mesmo difícil, uma oportunidade de vitória, que só os sábios e tementes podem perceber e valorizar.

É interessante notar também, como a postura de Rute, trouxe à Noêmi, novas esperanças, revigorou nesta mulher a sabedoria e a astúcia, pois com sua vivência e conhecimento dos fatos, ela própria já passa a fazer planos para o futuro e os expõe à nora. De fato, mulheres como Rute, conseguem pelo seu exemplo, se tornarem referência para outras, transmitir-lhes novas esperanças, um novo vigor à vida. Pelo texto bíblico foi da geração de Rute e seu novo marido Booz, que chegamos a Davi. Devemos admitir então, que embora os caminhos de Deus, nem sempre nos são claros, não devemos nunca desistir, voltar atrás, questionar ou adoecer, ao contrário, ao invés de um “Porque?” é mais coerente perguntar “Para que?”. E sem demora, aquela situação ou circunstância de nossas vidas, que pareciam sem saída, uma derrota, irão demonstrar sua real finalidade.

REFLEXÕES

Como você mulher, encara sua situação no mundo?

Como assume cada papel que a vida lhe propõe, como encargos, fardos ou missões?

Mediante os desafios da vida, via de regra sua postura é de fuga ou avança com coragem?

Quando os seus projetos não acontecem, sente-se uma perdedora, ou sabe discernir quando é tempo de ceder ou renunciar se preciso?

Trecho retirado do módulo "Mulheres de Deus"
Você pode adquirir nossos módulos para sua formação humana e espiritual e estará colaborando com o nosso trabalho.

Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário