Caros irmãos, gostaria de partilhar um pouco de uma reflexão que tenho feito desde que aceitei o chamado de Deus ingressando na Comunidade Unidos em Cristo. Afinal de contas, vale a pena se consagrar a uma comunidade católica? Qual é a real importância dos carismas?
Meu Chamado Na CUC
Ser membro de uma comunidade, é viver em “comum unidade”, com irmãos que possuam um mesmo “roteiro” em busca das “coisas do alto”.
As novas comunidades, não existem para substituir o serviço dentro da Igreja Católica, mas, ao contrário disso, servem justamente para ajudar a cuidar da Santa Igreja.
Em toda a história do Cristianismo, podemos perceber que, por diversas vezes, a igreja é colocada a prova sofrendo uma ação do inimigo de Deus, cujo intuito é o de destruir a Esposa de Cristo.
Hoje, não é diferente! A igreja continua sendo perseguida e muitos dos nossos irmãos fiéis, tem abandonado a sua caminhada por conta de uma desmotivação vinda do maligno. A partir daí, procuram outras seitas ou lugares que lhes prometem uma “religião light” onde tudo é como mágica e não há um verdadeiro compromisso, porém, essa história sempre acaba em desgraça e quem “paga o pato”, são os fiéis.
Para combater esse mal e preservar a igreja, surgem as novas comunidades, formadas por servos consagrados e despojados de si, onde estão dispostos a resgatar o maior número de fiéis perdidos no mundo para acolhê-los em sua verdadeira casa: A Igreja Católica.
Se analisarmos o trabalho de algumas das comunidades católicas mais conhecidas, veremos que o impacto positivo em relação aos fieis beneficiados é enorme.
Por exemplo, a Comunidade Canção Nova, tem reinflamado carismas por meio da música e da evangelização, o que tem dado um novo ardor missionário a todos os fiéis, repercutindo diretamente nos trabalhos exercidos em suas respectivas Paróquias, onde a fé é levada com mais firmeza, comprometimento e responsabilidade.
Outro exemplo clássico, é a fraternidade Toca de Assis, que tem reeducado a muitos fiéis (inclusive a mim), a buscarem um verdadeiro e profundo encontro Eucarístico com o Sagrado, além de nos relembrar, de forma concreta, que a misericórdia de Jesus só é vivida à medida em que nós formos de encontro aos mais necessitados, como o próprio São Francisco de Assis nos ensinou com seu modelo de santidade.
Por falar em Francisco, lembro-me do trecho de sua oração, na qual ele diz que "é dando que se recebe", e foi assim que decidi aceitar o chamado de Deus para minha vida na Comunidade Unidos em Cristo (CUC), quando passei por momentos em que apesar de viver uma fé concreta, muitos de meus problemas eram psicológicos, e eu não sabia! O fato é que esses problemas causavam um grande distúrbio emocional que, conseqüentemente, afetava o meu corpo e a minha fé, fazendo com que não somente eu, mas meus amigos e familiares sofressem as conseqüências de conviver com uma pessoa que precisava urgentemente de ajuda!
Ao descobrir que a psicologia, ao contrário do que muitos dizem, não é uma fantasia, muito menos algo que trás a cura mágica, pude experimentar os benefícios dessa ciência que, em minha vida, graças a Comunidade Unidos em Cristo, caminhou lado a lado com a minha fé Cristã Católica.
Não tive dúvidas de que meu chamado era nessa comunidade!
Como ajudar alguém que sofre sérios problemas emocionais, fobias, depressão, medo, angústia, dependência química, e tantos outros?
A palavra oração pode responder isso, pois ela é formada de Orar + Ação!
Somos humanos e\precisaremos contar sempre com a misericórdia de Deus, mas não podemos nos esquecer que é Ele quem nos oferece os recursos para conseguirmos superar esses obstáculos!
De nada adiantaria orar e esperar uma cura mágica, pois isso seria um desrespeito com a nossa fé!
Ao contrário, Deus nos restaura a medida em que nos abrimos para experimentar o seu amor sendo capazes de O encontrar no próximo!
Um dia, eu tive a graça de conhecer e ser acolhido por Luiz Carmona e Eneida Carmona, fundadores da Comunidade Unidos em Cristo (CUC) e neles, eu pude encontrar o amor de Deus!
Seguindo o mesmo exemplo, desses que hoje são meus "pais fundadores", eu decidi encarar essa missão, me tornando também um agente multiplicador!
Outra questão que sempre me intrigou, é o fato de eu não ter a possibilidade de ajudar mais concretamente as diversas comunidades espalhadas pelo Brasil.
Como deixar tudo e sair pela cidade dedicando minha vida no apoio e carinho aos moradores de rua, assim como fazem os "toqueiros"?
Como deixar tudo e sair pelo mundo evangelizando, assim como fazem os missionários das grandes comunidades como a Shalom e Canção Nova?
Não que eu não tivesse coragem ou disponibilidade, mas eu jamais poderia fazer isso no impulso, uma vez que os caminhos por onde Deus vem me guiando são outros!
Na Comunidade Unidos em Cristo (CUC), pude aprender com meu fundador, que somos irmãos das demais comunidades e que temos a possibilidade e a necessidade de caminharmos juntos, unindo carismas e trocando não somente experiências, mas também espiritualidade e amor!
Foi nessa hora em que eu pude entender o sentido da palavra de Deus, quando nos diz claramente que somos membros de um único corpo, cuja a cabeça é o Cristo!
E que alegria ter um chamado de Deus a uma comunidade de formação, que tem a preocupação e a disponibilidade em atender e ajudar também os consagrados dessas comunidades de N carismas, dando a eles todo o apoio espiritual e psicológico necessário para continuarem firmes na missão! É como nos comprometermos também com a missão deles e fazer algo que talvez ninguém se preocuparia em fazer.
Muitos, ainda não entendem o por que de ter deixado meus compromissos paroquiais onde sempre atuei com amor e dedicação. Talvez, lendo isso, esses irmãos possam entender que o único motivo pelo qual eu dei meu SIM a Deus na Comunidade Unidos em Cristo (CUC), é o desejo de que nossas paróquias e famílias tenham fiéis cada vez mais santos e restaurados, sempre preparados para o serviço do Senhor.
A Comunidade Unidos em Cristo (CUC), não possui um número grande de servos consagrados, tampouco, é uma comunidade que recebe grande número de pessoas, muito embora estejamos sempre disponíveis a todos aqueles que chegarem a nossa casa, mas mesmo assim, eu tenho entendido o quão grande é essa comunidade! Sim, afirmo isso por causa da necessidade que o mundo tem em experimentar o carisma Unidos em Cristo.
Em qualquer parte do mundo, trabalhar a fé em conjunto com a ciência da psicologia é extremamente eficaz, por isso, sou grato a Deus, por ter permitido que eu o servisse nessa obra!
Essa é essência da CUC, Restaurar o ser humano, permitindo que ele volte à sua essência e encontre-se consigo mesmo, com o próximo e com Deus.
Como ser santo? Como ser feliz? Atualmente, o mundo nos obriga a viver a partir de padrões que nos levam a uma diabólica crise de identidade, na qual nem sabemos o que somos e o por que existimos!
Deus quer muito mais do que simplesmente nos curar, Deus quer: "A restauração do ser humano, nas dimensões corpo, alma e espírito no contexto bio-psico-social-espiritual, através da cura interior, promovendo a auto-imagem, resgatando a dignidade humana e trabalhando a auto-estima, buscando levar a pessoa à sua essência, o amor."
Com amor fraterno,
Rodrigo Marini
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário